A perpétua roxa é uma planta medicinal da espécie Gomphrena globosa, indicada para ajudar a combater a dor de garganta, rouquidão, tosse ou asma, por exemplo, pois é rica em betacianinas, flavonoides, alcalóides e ácido fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e antimicrobianas.
As partes normalmente utilizadas da perpétua roxa, que também é conhecida popularmente como flor de amaranto, são as folhas ou as flores, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais para o preparo do chá.
A perpétua roxa pode ser encontrada em ervanárias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, e deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Além disso, a perpétua roxa possui propriedades antimicrobianas, podendo ser usada para ajudar a combater infecções causadas por bactérias, como Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Shigella dysenteriae e Pseudomonas aeruginosa, por exemplo.
Embora tenha muitos benefícios, esta planta medicinal não deve substituir o tratamento médico e nem ser utilizada sem que tenha sido orientada pelo médico ou fitoterapeuta.